Atendimento ao cliente

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Atendimento

 

“Uma Semente fora do comum sempre cria uma colheita fora do comum.

Mike Murdock

 

 

O atendimento é muito importante, pois a primeira impressão que você, como vendedor, vai causar no cliente é fundamental. Se ele perceber que foi julgado pela aparência, que não teve a atenção necessária, que você não acreditou que ele poderia ser um comprador potencial… já era.

 

A venda, muitas vezes, termina na cabeça do vendedor. Chamo isso de desvenda. E já aconteceu comigo muitas vezes. Fui até a loja decidido a comprar algo, mas tive um atendimento tão ruim, tão desprezível, que saí de lá sem o produto e impressionado com a falta de bom senso do vendedor.

 

Tenho visto vendedores preguiçosos, mal humorados, julgadores –  que olham o cliente e, com sua alta sabedoria, julgam e decidem que o cliente não irá comprar. Outros muitos são arrogantes, professores de Deus, e fazem questão de provar para o cliente que ele está errado; não se preocupam em vender, mas em estarem certos. As comissões são originadas nas vendas ou quando eles estão certos?  Tem vendedor que se acha tão sabichão que “dá azia em sal de fruta”.

 

No livro mais lido do mundo, a Bíblia, encontramos alguns ensinamentos sobre a arrogância.

 

A soberba e a arrogância aborreço.”

Provérbios 8.13

 

“Abominação é para o Senhor todo altivo de coração.”

Provérbios 16.5

 

“Nada façais por vanglória.”

Filipenses 2.3

 

“Deus resiste aos soberbos.”

1Pedro 5.5

 

“A soberba precede a ruína.”

Provérbios 16.18

 

“O Senhor arrancará a casa dos soberbos.”

Provérbios 15.25

 

Se você me perguntasse uma qualidade que os clientes e a maioria das pessoas admiram é a humildade. Deus também.

Jesus disse: “Sou manso e humilde de coração.”

Mateus 11.29

 

Deus dá sabedoria: “Com os humildes está a sabedoria.”

Provérbios 11.2

 

Deus dá direção: “Aos mansos ensinará o seu caminho.”

Salmos 25.9

 

Seja o solucionador de problemas dos clientes, escute-os com calma e pense, pense em como resolver o problema dele; pense no cliente e na solução para ele. Não pense prioritariamente na comissão; ela é uma conseqüência de um trabalho muito bem feito, é a recompensa.

 

Já vi muitos vendedores pensarem só na comissão, nas contas a pagar que estão vencendo, nas que vão vencer, e perdem o foco no cliente e na necessidade de atendê-lo bem e de resolver seu problema. O cliente percebe a ânsia em fechar o negócio. Quando a hora ainda não chegou, o cliente ainda tem dúvidas, e o vendedor precipitado não come cru, fica sem comer, não come nada. Os dias vão passando e ele fica cada vez mais desesperado e mais afoito, aí é que não vende mesmo. Essa novela já é campeã do “vale a pena ver de novo” das vendas.

 

Calma e foco na solução do problema do cliente. Você não está preocupado com você e sim com o cliente. Se ele perceber algo diferente disso, ele vai embora.

 

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“A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar.”
Zenão de Cítio

 

Sobre o autor: Robson Dutra é palestrante, consultor organizacional e Coach. Já ministrou mais de 1000 palestras sobre vendas, atendimento ao cliente, relacionamentos, equilíbrio, sucesso profissional, liderança e motivação.

 

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