DESENVOLVIMENTO PESSOAL

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Fala-se muito em treinamento, capacitação e desenvolvimento pessoal, mas essa é uma área que pode melhorar significativamente na maioria das empresas. Muitos empresários sabem o que precisa ser feito, mas ficam postergando e com isso os resultados que poderiam ser potencializados acabam ficando estagnados ou o que é pior entram em um processo de queda.

 

Quais são as três perguntas que mais escuto quando o assunto é desenvolvimento pessoal.

 

1 – Se eu treinar o meu funcionário ele vai ficar bom e irá embora?

 

Resposta: Isso pode acontecer, porque algumas empresas disputam talentos o tempo todo, toda empresa quer uma estrela brilhando no seu time. Um empresário, gerente ou diretor quando surpreendido por alguém que faz muito mais do precisa ser feito, pode sim, convidar essa pessoa para fazer parte da sua equipe. Cabe à pessoa convidada aceitar ou não. Mas voltando a pergunta inicial a minha resposta é: Melhor você treiná-lo e perde-lo do que ele ficar ruim com você.

 

2 – Treinamento é muito caro?

 

Resposta: Caro é a falta de treinamento, funcionário desmotivado, atendendo mal, fazendo as coisas de qualquer jeito, negligente, impaciente e sem bom senso. Esse funcionário custa uma pequena fortuna todos os dias. É o dinheiro que não entra no caixa da empresa porque o destreinado espantou o cliente, é o dinheiro que sai da empresa porque ele fez algo errado e terá que ser corrigido. Retrabalho, alguém terá que fazer aquilo que já deveria ter sido feito, BEM FEITO da primeira vez que fizeram.

 

3 – Eu preciso treinar? Por que devo melhorar se a empresa não me valoriza? (dúvida do funcionário)

 

Resposta: O funcionário que pensa que precisa fazer bem feito por causa da empresa, está equivocado. Ele faz bem feito pensando nele. A empresa aproveitar essa excelência e talento é uma consequência. Cada colaborador deve pensar na carreira que está construindo, na imagem que quer consolidar no mercado. Todo mundo quer ser conhecido como alguém responsável, comprometido, eficiente, eficaz e principalmente um exímio solucionador de problemas. Gente assim escolhe onde vai trabalhar e aumentará as chances de trilhar uma brilhante carreira. Todo profissional deve buscar continuamente o aperfeiçoamento, treinamento é uma cultura e dura toda vida. Uma frase que eu gosto muito e demonstra exatamente o que o treinamento pode fazer por nós, foi dita por Martinho Lutero: “Eu não sou aquilo que gostaria de ser, mas graças a Deus já não sou mais quem eu era.” Alguns dizem que essa frase é de Martin Luther King, independente de quem seja, na minha opinião, ela é excelente. Podemos sim melhorar todos os dias e só o treinamento irá nos proporcionar isso.

 

Robson Dutra é palestrante e atua nas áreas de vendas, atendimento ao cliente, relacionamentos, liderança, comportamento organizacional e motivação. É Coach e Analista Comportamental.

 

 



Loading...