7 Lições para crescer nas adversidades

crescer nas adversidades

Em todo lugar, depois de uma palestra, treinamento ou curso, as pessoas me abordam e, logo em seguida, escuto alguns problemas, dos mais variados. Ouço-os com cuidado, presto muita atenção, pois no meu trabalho toda informação é relevante.

As pessoas falam do ambiente de trabalho, dos relacionamentos, da carreira, da família, dos filhos e muitas vezes eu escuto a seguinte frase: Por que Deus está permitindo isso em minha vida?

Pensando nisso, comecei a refletir sobre o assunto “problemas”, li recentemente um texto de Brian Tracy que diz que nossa vida é uma sequência natural de problemas, como ondas no mar, uma atrás da outra. E, de vez em quando, vem uma onda maior: a crise.

Sobre Deus, o mal não vem dele, pois Ele é bom, mas permite que o problema aconteça para que você tenha oportunidade de viver grandes experiências e, com isso, aprenda alguns ensinamentos. Então a pergunta correta, não é por que Deus permite isso ou aquilo,e sim, o que Deus quer quer que eu aprenda, já que está permitindo que eu passe por isso?

Por sermos cristãos, não estamos livres de problemas, como muitos pensam. No livro mais importante já escrito, a Bíblia, Jesus nos ensina: “Neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Algumas lições sobre os problemas:

1° – Nunca deixaremos de ter problemas; em alguns momentos, teremos problemas maiores e em outros menores, mas eles sempre existirão.

2° – Se um problema tem solução não sofra e não se desgaste com ele; afinal, ele pode ser resolvido, mas, se não tem solução, não sofra, pois ele não pode ser sanado.

3° – A forma como lidamos com nossos problemas é o que nos diferencia das outras pessoas. Você pode ser convidado para administrar uma empresa devido à forma com que administra sua vida pessoal. As empresas precisam de pessoas centradas, focadas e com habilidades para lidar com adversidades, que surgem todos os dias das mais variadas formas.

4° – Não conte seus problemas para qualquer pessoa. A grande maioria das pessoas não se importam com eles e outras ficam felizes. Não é bom para seu marketing pessoal que muitos saibam de suas dificuldades, principalmente quando essas tribulações forem financeiras. Pense bem, uma empresa não vai convidar para cuidar de seu patrimônio alguém que não saiba administrar as próprias contas.

5º – Acredite que o problema possa ser resolvido, não desista, lute, pense, por mais complicado que pareça, existe um meio de resolver ou amenizar.

6º – Vai passar e quando isso acontecer, você se sentirá mais preparado e fortalecido.

7° – Todos conhecem ou pelo menos já ouviram falar em Davi, que derrotou o gigante Golias. Davi era pequeno, franzino, um homem aparentemente fraco, comparado a outros homens. Entretanto, possuía um profundo relacionamento com Deus, buscava sempre a sua direção, não tomava atitudes sem essa direção, não decidia de acordo com o conselho dos homens, tinha muito discernimento, esperava e tinha convicção de que nunca seria abandonado e confiava plenamente.

Se os problemas são ondas, às vezes grandes outras pequenas, digamos, então, que estamos em um barco e as ondas batem forte contra a lateral. Assim, ninguém melhor do que Deus para estar conosco no barco, pois, com certeza, ele não vai impedir que as ondas batam, mas impedirá que o barco afunde.

Serviu? Guarde e aplique.

Não serviu? Descarte e não sofra.

Ficou com dúvidas? Teste, experimente.

Te vejo no meu instagram.

Palestrante Robson Dutra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *